• Fonte: Assessoria / Luciano André

Sinop 43 anos: Escritora sinopense lança livro durante Celebra Sinop


​A jornalista e escritora sinopense, Maria da Paz Sabino, aproveitou a realização do Celebra Sinop para fazer uma premiére de sua mais nova obra: Homens que fazem História. A noite de terça-feira, 11, reuniu autores e personagens de um livro que conta história de pioneiros e pessoas que contribuíram e contribuem para o crescimento e engrandecimento do município.


A autora revela que a obra reúne 37 homens, desde Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho, que são idealizadores de Sinop, até jovens que nasceram na cidade, como é o caso do bioquímico e empresário, Fernando Gimenez, como também outros que chegaram com um mês de idade, que é o caso do, também bioquímico, Flamarion Camille e de Edilson Macedo que chegou com dois anos em Sinop.


Em relação ao critério de seleção, ela revela que: “eu costumo dizer que todos nós somos pioneiros em Sinop porque a cidade é muito nova. Então, você é pioneiro em alguma área. São essas pessoas que eu selecionei para poderem contar as suas histórias para que elas [as histórias] não se percam no tempo”.


Presente na cerimônia de lançamento, a prefeita Rosana Martinelli (PR) destacou o papel e a importância do pioneirismo e do dinamismo de todos que lutam pelo município. “Ficamos muito felizes por estarem presentes nessa festa organizada com tanto carinho. Essa festa que é um resgate da Festa das Nações, é o resgate, principalmente, da nossa história e não poderia ter sido escolhido uma data melhor. É, realmente, um orgulho celebrar o aniversário do município de Sinop”.


A escritora revela que a escolha da data foi um presente, não apenas para Sinop, mas para si. “Era um sonho meu lançar no aniversário da cidade e esse sonho foi realizado porque eu gostaria muito de contribuir com o município e nada melhor do que mostrar a história de pessoas que fazem parte da história do nosso município. “Isso me deixou muito feliz porque quando o Daniel [Daniel Coutinho, diretor de Cultura de Sinop] soube, ele me propôs que eu lançasse durante o aniversário da cidade e isso me deixou muito feliz”.


Ainda durante o lançamento de Homens que Fazem História, Sabino revelou que já tem uma lista de outros 15 homens para a edição do segundo livro.


Maria da Paz Sabino, também, é autora do livro Mulheres que Fazem História, a versão feminina da obra lançada nessa segunda (12). Ela assina, ainda, os contos infantis “A formiga zaroia” e “o sapo Alfredo”.


10 visualizações

 

©2017 - 2020 - Portal Sinop Urgente

Todos os direitos reservados

sinopurgente@hotmail.com

fernandoitamir@hotmail.com

Fernando Itamir - (66) 99223-1700