CELEBRA SINOP: População se emociona com a história de Sinop no Museu Itinerante

Na primeira noite do Celebra Sinop, quem passou pelos portões de entrada do evento pode conferir o trabalho dos artesãos do município e da região na Feira do Artesanato e, logo em seguida, conhecer a história de Sinop no Museu Itinerante. As duas exposições foram abertas às 18h desse sábado (09). A presbítera Simone Manzam se disse emocionada em poder conhecer um pouco mais da história do município.

 

“Um pouco da história conhecia sim, mas não sabia que tinha o museu. Sinceramente, eu fique até emocionada quando eu vi a foto da Avenida Júlio Campos, eu fiquei muito impressionada e dá até uma emoção ver como era e o que se tornou em tão pouco tempo a nossa cidade”.

 

Para a enfermeira Karen Fernanda a oportunidade de ter esse contato com a história e a cultura gera uma maior aproximação com a população. “É interessante e é bom ver a diversidade dos trabalhos de cada artesão, principalmente em cada detalhe. Achei importante principalmente para a região de Sinop, que não vemos tantas oportunidades de eventos assim, ainda mais agora no aniversário. Isso tudo, é importante porque aproxima a população, é cultura que nos traz um conhecimento maior”, afirmou a enfermeira.

 

Segundo o historiador Luiz Erardi durante os seis dias de evento, quem passar pelo Centro de Eventos Dante de Oliveira poderá conferir objetos doados por famílias pioneiras, fotos de vários momentos da história de Sinop, além da cidade representada através da arte, com telas da Avenida Julio Campos e através do trabalho da artista plástica Mari Bueno. “É a história de Sinop contada através da arte, esculturas e vídeos da história de Sinop. Pela primeira vez, é inédito em Sinop, o museu sai do seu espaço e vem para um espaço maior para o Centro de Eventos, para se apresentar a toda a sociedade”.

 

Para a bancária Paula Felini, que mora há 15 anos em Sinop a possibilidade de ver a Feira do Artesanato e a história do município através do Museu Itinerante é uma excelente oportunidade de lazer. “Achei bem interessante a ideia da feira, porque é uma opção para atrair a população e a gente conhecer o artesanato local. A expectativa também é de conhecer o que a prefeitura trouxe para a gente agora, neste ano”.

 

Durante todos os dias a Feira do Artesanato e o Museu Itinerante estarão abertos a visitações a partir das 18h. As duas exposições estão inseridas no cronograma oficial do Celebra Sinop e seguem até a próxima quinta-feira (14).

 

 

Celebra Sinop:

 

O Celebra Sinop é a festa em comemoração aos 43 anos de fundação (14 de setembro de 1974) e 38 de emancipação política (17 de dezembro de 1979) do município.

 

As comemorações oficiais iniciaram na noite desse sábado com Feira do Artesanato, Museu Itinerante e show com os cantores do The Voice Kids. No cronograma de eventos ainda tem a Festa das Nações, Miss Sinop e Miss Comércio, Desfile Cívico, Jogos Olímpicos, Marcha Para Jesus e  show nacional com a cantora gospel Nívea Soares.

 

O evento é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio do Governo do Estado, por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) e também em parceria com o Grupo Sinop.

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Últimas Notícias
Please reload

124-1245658_inscreva-se-youtube-focolhe-
Banner Denuncie.jpg

 

©2017 - 2020 - Portal Sinop Urgente

Todos os direitos reservados

sinopurgente@hotmail.com

fernandoitamir@hotmail.com

Fernando Itamir - (66) 99223-1700