MÊS DO IDOSO: PROCON fala com idosos sobre empréstimo consignado e gratuidade no transporte público

 

O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop) deu início ontem, terça-feira, 19, à série de palestras voltadas ao mês do idoso e ao dia internacional do idoso, que é celebrado dia 1º de outubro. Totalmente voltada para o público da terceira idade, as palestras, que se estenderão até o próximo dia 27, trabalharão temas voltados ao direito do idoso como prioridades especiais na saúde, lazer e diversão e no transporte.

 

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Palmeiras, os assessores jurídicos do Órgão, Bruno Hintz e Alex Cotrim, foram recebidos com entusiasmo e uma série de questionamentos. Ávidos, todos falavam sobre um mesmo assunto procurando dar relatos pessoais para ilustrar melhor a interpretação da lei e a garantia à seus direitos.

 

Dona Maria Lúcia quis falar sobre o cancelamento do seu empréstimo consignado, o que, para os advogados do Procon foi excelente, pois esse era um dos assuntos que precisava ser, seriamente, debatido. “A incidência de empréstimo consignado para idosos é muito grande. Muitas vezes eles ficam endividados, por quatro ou cinco anos, por falta de informação”, ilustrou Cotrim.

 

Outro assunto que mexeu com o público presente foi a tarifação da água e a cobrança da taxa de esgoto. Tomando como base dona Mariazinha, que alegou que o esgoto já chegou até a porta da sua casa, o advogado Bruno Hintz explicou, à todos, todas as fazes, da implantação à cobrança final da tarifa. “Este momento de proximidade está sendo muito importante, não somente para eles, como para o Procon. O que eles não entendem, perguntam duas ou três vezes e, muitas vezes, de forma diferente a mesma dúvida. Isso nos ajudará a balizar mais palestras e, até, a conduzir melhor as audiências de conciliação”.

 

O estatuto do idoso e, principalmente, os direitos do idoso foram amplamente debatidos. Outro assunto que mereceu destaque foi a gratuidade à vaga e o percentual de desconto concedido no transporte público. Esse assunto já vem, há tempos, sendo debatido pelo Órgão. Ainda no início desse mês o Procon esteve reunido com as empresas de ônibus que servem a cidade para tratar, justamente, dos diretos dos idosos em relação à prestação do serviço.

 

A palestra contou com cerca de 20 idosos que participam dos programas oferecidos pelo CRAS Palmeiras que atende, em média, 50 pessoas por dia. Além do cotidiano, atende, também, às terças-feiras com o PAIF (Programa e Atenção Integral à Família), cerca de 22 mulheres e aulas de dança para outras 22 crianças e adolescentes. Às quartas-feiras pela manhã, 40 crianças no karatê e, à tarde, mais 20 pessoas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Às quintas e sextas-feiras, novamente o PAIF volta a movimentar o local com atendimentos à outras 30 pessoas, mais as outras 15 crianças de 0 à 06 anos que buscam, regularmente, as oficinas.

 

 

As próximas palestras do ciclo serão:

 

21 de setembro, no CRAS Boa Esperança, 26 de setembro, no CRAS Paulista e 27 de setembro, no CRAS Menino Jesus.

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Últimas Notícias
Please reload

124-1245658_inscreva-se-youtube-focolhe-
Banner Denuncie.jpg

 

©2017 - 2020 - Portal Sinop Urgente

Todos os direitos reservados

sinopurgente@hotmail.com

fernandoitamir@hotmail.com

Fernando Itamir - (66) 99223-1700