• Fonte: Assessoria / Luciano André

Mapeamento: IBGE adia início do censo agropecuário em Sinop


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou em Sinop o início do censo agropecuário. Os trabalhos dos recenseadores, previsto para iniciar nessa segunda-feira, 02, foram transferidos para a próxima segunda-feira, 09.


De acordo com o coordenador da do IBGE Sinop, Willian Foschiera, o motivo é a falta de preenchimento das vagas para recenseadores. “Nós tivemos dificuldade com o preenchimento das vagas e isso, consequentemente, influenciou no andamento do treinamento. Vamos precisar dessa última semana para finalizar e repassar os últimos ensinamentos para o pessoal que irá à campo”, explica o coordenador.


O censo, que fará um mapeamento rural nas cidades de Sinop, Cláudia, União do Sul, Itaúba e Santa Carmem, irá investigar quando, onde, como e o que está sendo produzido em cada propriedade o que, segundo o coordenador, subsidiará o poder público a tomar decisões, como o incentivo ao cultivo de determinado produto ou, até mesmo, a atração e instalação, por exemplo, de uma indústrias de hortifruti.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, adianta que o resultado dessa pesquisa e a publicação dos dados poderão influenciar, diretamente, a decisão do Poder Público em instalar uma central de abastecimento no município. “Sei que ainda é um pouco cedo para falarmos disso, mas estamos trabalhando essa possibilidade. Já fizemos visitas, conhecemos a infraestrutura e todo o funcionamento de uma central de abastecimento. Vamos dar prosseguimento à esses estudos e tentar transformar essa possibilidade em realidade”, revela.


O trabalho do IBGE durará em torno de cinco meses e os dados e os primeiros dados e informações sobre a coleta serão disponibilizados a partir de junho do próximo ano. A previsão é que em meados de 2019 os dados completos do censo agropecuário sejam disponibilizados pelo Instituto.


Parceira do IBGE, a Prefeitura disponibilizou uma sala, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que é quem agrega a pasta de Agricultura, e colocou os técnicos à inteira disposição do Instituto.


Últimas Notícias
124-1245658_inscreva-se-youtube-focolhe-
Banner Denuncie.jpg

 

©2017 - 2020 - Portal Sinop Urgente

Todos os direitos reservados

sinopurgente@hotmail.com

fernandoitamir@hotmail.com

Fernando Itamir - (66) 99223-1700