- Fonte: Assessoria / Julia Munhoz
Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Saúde Mental

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza no dia 30 de novembro o 1º Seminário de Saúde Mental: Como prevenir o adoecimento no ambiente de trabalho. As inscrições para o evento seguem até a próxima terça-feira (31/10) e são gratuitas.
Durante todo o dia do seminário, os participantes terão palestras com psicólogos, médico psiquiatra e assistente social. Com temas relacionados à transtornos mentais, droga e álcool no ambiente de trabalho, assédio moral e transtornos de ansiedade.
O seminário é aberto a trabalhadores e empresas e as inscrições podem ser feitas no próprio Cerest (Avenida das Itaúbas, 4765, Jardim das Palmeiras/ e-mail: saudementalsinop@hotmail.com ou telefone 66-99984-9042). As palestras serão no anfiteatro da UFMT.
Cerest
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
Cabe ao CEREST, promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira.
Criado a partir da Portaria Ministerial nº 1.679/2002, os Centros de Referencia em Saúde do Trabalhador (CERESTs), têm o papel de prover retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS.
Esta retaguarda deve ser organizada segundo o método do apoio matricial às equipes de referência das diversas instâncias da rede de atenção, promoção e vigilância em saúde, garantindo funções de suporte técnico, de educação permanente, de assessoria ou coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores no âmbito da sua área de abrangência.
As ações são destinadas à todos os trabalhadores e trabalhadoras que exercem atividades, independente da sua forma de inserção no mercado de trabalho, nos setores formais e informais da economia, inclusive aqueles que exercem atividades não remuneradas em situação de desemprego involuntário.
Tags: