Bombeiros de Goiás visitam Mato Grosso para conhecerem o combate a incêndios florestais

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás está estruturando seu Batalhão de Proteção Ambiental e representantes da instituição visitaram outros estados com unidades similares. Desde a quarta-feira (25/10) um tenente-coronel e dois tenentes do estado vizinho estão em Mato Grosso para conhecer o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e o seu Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). Nesta sexta-feira (27/10) os bombeiros goianos visitaram o hangar do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GavBM) e conheceram as aeronaves que foram fundamentais na temporada de incêndios florestais finalizada na semana passada.

 

Na programação dos bombeiros visitantes foi incluída uma reunião com o Comandante-geral do CBMMT, Coronel BM Alessandro Borges, que apresentou dados gerais da corporação. Após a reunião os militares do CBMGO assistiram a palestras sobre o funcionamento do GavBM, sobre a formação do BEA e composição da Companhia de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos.

 

Os números sobre incêndios florestais no Brasil tiveram um aumento significativo em 2017. Em Mato Grosso não foi diferente, mas o estado de Goiás sofreu ainda mais. O incêndio florestal na Chapada dos Veadeiros já destruiu mais de 31 mil hectares até esta quinta e ainda não começou a chover em Goiás. Por isso os bombeiros do CBMGO estão colhendo informações operacionais e administrativas sobre o Batalhão de Emergências Ambientais.

 

“As visitas nos deixaram impressionados com gestão do CBMMT. Aprendemos muito, estamos levando para Goiás muita informação e principalmente vontade de ver nosso sonho realizado” afirmou o Tenente-Coronel BM Ulisses José da Silva. O TC BM Ulisses contou que acompanha os feitos da corporação de Mato Grosso pela mídia nacional, por isso “não poderíamos deixar de conhecer o trabalho do BEA. Tivemos a grata satisfação de ter vindo ao local certo, fomos muito bem recebidos pelo coronel BM Alessandro Borges, pelo tenente-coronel BM Barroso e pela sua equipe”.

 

O Corpo de Bombeiros de MT atua integrado às forças estaduais de segurança, aos órgãos ambientais do Governo do Estado, do Governo Federal e a Organizações Não Governamentais para planejar ações de prevenção e combate ao fogo. Essa integração é o Comitê do Fogo, cujo funcionamento também foi apresentado aos bombeiros goianos. Um dos planos do BEA é montar a sede do batalhão no Distrito Industrial de Cuiabá, por isso os visitantes também foram até o local conhecer o projeto. O BEA foi estruturado com recursos do Fundo Amazônia e foi reconhecido pelos financiadores como um dos projetos mais bem sucedidos no Brasil com recursos do fundo internacional.

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Últimas Notícias
Please reload

124-1245658_inscreva-se-youtube-focolhe-
Banner Denuncie.jpg

 

©2017 - 2020 - Portal Sinop Urgente

Todos os direitos reservados

sinopurgente@hotmail.com

fernandoitamir@hotmail.com

Fernando Itamir - (66) 99223-1700